Ao afirmar a nossa fé, dizendo “sou católico”, comunicamos também o amor pelo nosso Senhor, que é Criador de todo o mundo, e que nos concede o dom da vida. E, quanto mais adentramos no conhecimento de nossa fé, entendemos a grandiosidade de Deus, um Deus Trino.
Como verdade incontestável de fé, entendemos a essência Trina de Deus. A Santíssima Trindade é composta por uma substância divina formada por três pessoas divinas: o Pai, que cria, o Filho que é gerado e o Espírito Santo que procede da relação de amor infinito entre o Pai e o Filho.
“O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão”, nos esclarece Santo Agostinho
A comunhão entre essas três naturezas divinas é o mistério central de nossa fé! “O Mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecê-lo, revelando-se com o Pai o Filho e o Espírito Santo.” (Catecismo, 261)
Ao Pai, são atribuídos a criação e geração de todas as coisas. Jesus é a expressão de Deus é o verbo encarnado, através Dele conhecemos a Verdade do Pai. Ao Espírito Santo, o Amor eterno entre o Pai e o FIlho, podemos atribuir as obras de amor e misericórdia e as obras que somos capazes de realizar. Ele habita em nossa alma e fortalecidos por Ele somos capazes de sermos santificados.
Este mistério fala a respeito da natureza de Deus e por isso só pode ser compreendida sobre o olhar da fé. É o mistério de Deus em Si mesmo. A partir desse mistério que procedem outros ensinamentos fundamentais da fé.
Para honrá-lo, precisamos compreender de que maneira Ele se manifesta na nossa vida e em nós. Sim, é o mesmo Deus! Mas, para reconhecer essa Trindade, em pequenas ações podemos entender Suas singularidades. Agradecer e adorar a Deus, que nos criou, oferecer sacrifícios em honra a Jesus, que sacrificou-se por nós, e permitir a ação do Santo Espírito em nós, para que possamos amar em plenitude Esse Deus único e Trino.
Peçamos a presença de Deus em nossas vidas, em sua natureza trina de Amor!