A liturgia nos convida, no dia 29 de setembro, a celebrarmos a Solenidade dos Santos Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
Miguel, que significa “Quem como Deus”, foi o anjo que clamou em defesa de Deus quando Lúcifer se rebelou contra Ela, dizendo “Quem é como Deus?”. Gabriel quer dizer “Deus é meu protetor”, é ele o anjo enviado por Deus para anunciar à Maria que ela seria a mãe do salvador. Rafael significa “Deus cura”, e ele foi o anjo que instruiu Tobias sobre como recuperar a vista de seu pai, e foi enviado à terra para acompanhar Tobias em sua viagem.
Mas, com essa celebração, surge o questionamento: quem são os anjos?
A Bíblia, em um de seus salmos, nos responde: “poderosos executores da sua [Deus] palavra, obedientes ao som da sua palavra” (Salmo 103, 20).
Ou seja, podemos conceber os anjos como servidores e mensageiros de Deus. A palavra anjo em si, quando traduzida do latim, significa mensageiro. São criaturas de natureza puramente espiritual, imortais dotadas de inteligência e perfeição.
“Seu corpo era como o crisólito; seu rosto brilhava como o relâmpago, seus olhos, como tochas ardentes, seus braços e pés tinham o aspecto do bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma multidão” (Daniel 10, 6).
E, como servidores mensageiros de Deus, também os anjos são nossos defensores e protetores. Durante nossa trajetória e nosso caminho em busca à santidade, muitas dificuldades nos atravessam! São desafios diários, inúmeras possibilidades de fatores que podem nos atingir – física e espiritualmente… não acontecem pois os anjos do Senhor foram enviados para nos proteger e guardar nossos caminhos.
Resumindo, a missão dos nossos santos anjos amigos é guiar-nos até o céu, para o nosso lugar, ao qual nascemos para retornar e habitar em meio aos eleitos. Que possamos, então, sempre recorrer aos nossos amigos celestiais com confiança! Reze a oração ao Anjo da Guarda nesta manhã:
‘Anjo de Deus, Anjo de minha guarda, Ilumina-me, guarda-me, E governa-me este dia. Amém.’
Santos anjos, protegei-nos.