Hoje, dia 3 de fevereiro, homenageamos liturgicamente um grande santo da história da Igreja Católica, São Brás! Conhecido como santo padroeiro das enfermidades da garganta, ele se recusou a negar a fé em Cristo, e morreu como um mártir em nossa fé.

 

Nascido no final do séc. III em Sebaste, na Armênia, São Brás era um médico importante vivia sua profissão e cuidava de muitos enfermos em sua região. Mas em certo momento, questionou-se sobre o que lhe ocupava o tempo e percebeu que aquilo que faltava em sua vida era viver a vontade de Deus e aprofundar-se na fé.

 

Assim que houve o discernimento que era necessário afastar-se do barulho e do movimento das cidades, retirou-se para morar no Monte Argeu e lá permaneceu em oração constante, intercedendo pela conversão das almas. Ficou com fama de santidade, e muitos que o procuravam ficavam curados não apenas das doenças do corpo mas também daquelas da alma. Até mesmo os animais selvagens conviviam em harmonia com o santo.

 

E, por essa fama de santidade, o povo clamava para que se tornasse Bispo, podendo assim guiá-los na fé. Nesse período, São Brás nem ordenado sacerdote era; porém, aceitando a vontade e o chamado do Senhor, tornou-se padre e pouco tempo depois, Bispo. 

 

Porém, o governo da época era conhecido pela perseguição de cristãos. Por ordens do prefeito, os soldados foram encarregados de buscarem feras e animais selvagens para servirem de espetáculo durante o martírio dos cristãos. Mas quando escontraram estes animais convivendo de maneira pacífica com São Brás, contaram a situação para Agricola.

 

O santo foi, então, preso por ser cristão e não negou sua fé em nenhum momento, preferindo a prisão e o martírio a renunciar a Jesus Cristo. O santo tornou-se mártir pela espada, sendo decapitado no ano de 316.

 

E, além de toda sua trajetória santa, é conhecido por ser o protetor contra as dores de garganta! Por quê?

 

Certa vez, São Brás rezou por um menino que estava com um espinho em sua garganta e fez o sinal da cruz nela. Ele ficou milagrosamente curado! Por esse motivo, e por ter sido mártir através de um corte na garganta, no dia do santo temos uma benção especial, feita com duas velas sobre a garganta dos fiéis. 

 

Que hoje possamos participar dessa celebração e receber a bênção especial, relembrando a linda história de santidade construída por São Brás.

 

São Brás, rogai por nós!

Deixe um comentário