A Couraça de São Patrício é uma oração poderosa atribuída a São Patrício, o apóstolo da Irlanda. Essa prece é um verdadeiro ato de fé e confiança em Deus, pedindo Sua proteção contra todo mal e declarando que Cristo está presente em todos os momentos da nossa vida.

Chamada também de “Oração do Peitoral de São Patrício”, essa prece era rezada como um escudo espiritual, lembrando-nos que estamos sempre sob a proteção do Senhor e guiados por Sua graça.

Neste artigo, você vai aprender a rezar essa oração e entender como ela pode fortalecer sua fé e sua caminhada cristã.

 O Significado da Couraça de São Patrício

A palavra “couraça” remete a uma armadura, algo que protege o guerreiro no campo de batalha. Espiritualmente, essa oração é um refúgio contra as tentações, perigos e ciladas do inimigo.

Rezar a Couraça de São Patrício é como se vestir da presença de Cristo e clamar Sua proteção contra todo mal. Por isso, é uma oração muito usada para pedir força diante dos desafios da vida, contra tentações e ataques espirituais.

“Revesti-vos com a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.” (Ef 6,11)

 Como Rezar a Couraça de São Patrício?

Abaixo, apresentamos a oração tradicional. Você pode rezá-la todos os dias, especialmente nos momentos em que sentir necessidade de fortalecimento espiritual e proteção.

Oração da Couraça de São Patrício

“Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com Trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura.

Hoje me levanto com a força do nascimento de Cristo, com a graça do seu batismo, com a força de sua crucificação e morte, com a força de sua ressurreição e ascensão, com a força de seu retorno no dia do juízo.

Hoje me levanto com a força do amor do Querubim, obediente aos anjos, a serviço dos arcanjos, na esperança da ressurreição para encontrar consolo com as orações dos patriarcas, as predições dos profetas, os ensinamentos dos apóstolos, a fé dos confessores, a inocência das santas virgens, os feitos dos homens de bem.

Hoje me levanto com a força dos céus: a luz do sol, o brilho da lua, o esplendor do fogo, a velocidade do trovão, a rapidez do vento, a profundidade dos mares, a permanência da terra, a firmeza da rocha.

Hoje me levanto com a força de Deus que me guia: sua grandeza que me apoia, sua sabedoria que me guia, seu olho que me cuida, seu ouvido que me escuta, sua palavra que me fala, sua mão que me defende, seu caminho para segui-lo, seu escudo para proteger-me, sua Eucaristia para livrar-me das armadilhas do demônio, da tentação dos vícios, daqueles que me desejam o mal, longe ou perto, só ou acompanhado.

Invoco hoje estes poderes para que se levantem entre mim e estes males, contra todos e cruéis infames poderes que desejam o mal, para meu corpo, contra as invocações dos falsos profetas, contra as nefastas leis da pagania, contra as falsas leis da heresia, contra as artes da idolatria, contra os feitiços das bruxas, quiromantes e feiticeiros, contra todo conhecimento que corrompe o corpo e a alma.

Cristo que me protege hoje contra o veneno, contra o fogo, contra morrer afogado, contra ser ferido, para que assim venha a mim abundante consolo.

Cristo comigo,

Cristo à minha frente,

Cristo atrás de mim,

Cristo em mim,

Cristo abaixo de mim,

Cristo sobre mim,

Cristo à minha direita,

Cristo à minha esquerda,

Cristo quando me deito,

Cristo quando me sento,

Cristo quando me levanto,

Cristo no coração de todo homem que pensa em mim,

Cristo na boca de quem fale de mim,

Cristo em todo olho que me vê,

Cristo em todo ouvido que me ouve.

Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura. Amém.”