Conhecido como Padroeiro dos Trabalhadores, São José foi um homem totalmente dedicado na busca de sua santidade através de seu ofício. E, por isso, é considerado um modelo para todos os trabalhadores.
No dia 1º de Maio comemoramos, junto ao feriado do dia do trabalho, a memória de São José Operário. A Igreja, a fim de atribuir ao trabalho seu verdadeiro valor, “cristianizou” esse feriado.
O trabalho, muitas vezes, pode ser considerado sinônimo de frustração e obrigação para muitas pessoas. Devido às longas jornadas de trabalho, as pressões e instabilidades dentro de empresas, instituições e negócios, o valor do trabalho se perdeu. Mas, como cristãos, não podemos deixar isso acontecer.
O convite à santidade é universal e por isso precisamos nos esforçar para buscar um sentido real em nossos ofícios.
São José é um modelo para os trabalhadores porque aceitou, humildemente, realizar seu trabalho para sua santificação pessoal e custódia da Sagrada Família de Nazaré.
Assumindo, além da paternidade, da educação e da proteção de Jesus e de Maria, São José transformou sua vida em um serviço contínuo. Obediente, justo, proativo, humilde e esforçado: encontramos em São José todos os atributos requeridos para um bom trabalhador no mercado de trabalho.
Confiantes, peçamos a São José Operário para que nos auxilie na manutenção de nossos empregos, na estrutura de carreira pautada na justiça de Deus e na santificação de nosso ofício.
São José Operário, rogai por nós!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ