No dia 12 de outubro, nós, católicos brasileiros, somos convidados a celebrar o dia de nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida! Nesse dia, recorremos com devoção àquela que por nós intercede e olha.
A história dela começa em 1717, quando foi encontrada por Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves. Aos três pescadores da Vila de Guaratinguetá foi confiada a missão de pescar, já que a vila iria receber uma visita importante.
Os três saíram para pescar no Rio Paraíba, e já começavam a perder a esperança de conseguirem. Recorreram à Maria e lançaram as redes mais uma vez. Foi assim que apanharam o corpo da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Ao lançarem de novo, encontraram a cabeça da imagem, e na última tentativa, apanharam os peixes que tanto buscavam. Chegaram a pescar tantos peixes que precisaram voltar, por medo da canoa virar por conta do peso, um verdadeiro milagre!
A imagem permaneceu na casa de Filipe por 15 anos, e lá, muitos se reuniam para rezar à Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Diversos milagres aconteceram, e foram muitos os devotos que chegaram para visitá-la.
Um desses milagres é o do escravo Zacarias, que retornava para a fazenda acorrentado, com seu feitor, após fugir. Ao passar pelo santuário, pediu para rezar para Nossa Senhora Aparecida. Com tamanha fé, rezou e um milagre aconteceu, as correntes se soltaram e Zacarias tornou-se livre.
Ela foi proclamada a padroeira do Brasil em 1930 pelo Papa Pio XI, e em 1955 a nova basílica começou a ser construída, sendo essa a maior basílica do mundo dedicada à Virgem Maria!
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ