No dia 10 de novembro somos convidados a celebrar a memória litúrgica do santo que é considerado um dos mais importantes Papas da Igreja Católica, que verdadeiramente marcou sua história, São Leão Magno!
Acredita-se que o santo nasceu por volta do ano 400 na região da Toscana, na Itália. Um Cristão consistente em sua fé, que ainda jovem viveu a ordenação sacerdotal. Era carismático e vivia uma sólida vida espiritual, dessa forma, viveu uma notável vida eclesiástica.
Em agosto de 440, depois de passar anos como conselheiro dos papas Celestino I e Xisto III, foi eleito Papa, assumindo o título de Leão I. Seu papado durou 21 anos, e durante esse tempo a Igreja passava por um período difícil. Esforçou-se para combater heresias como o eutiquianismo e o donatismo.
No IV Concílio de Calcedônia a ação de Leão foi decisiva. Escreveu um texto afirmando as duas naturezas que residem na Pessoa de Jesus Cristo: a divina e a humana. Os 500 Bispos que participavam afirmaram, depois de ler o texto que esclareceu um aspecto tão importante de nossa fé, que “Esta é a fé dos Apóstolos! Foi Pedro que falou pela boca de Leão!”.
O santo também salvou a Itália da destruição. Enquanto os generais romanos se esconderam e o Imperador fugiu, devida a invasão de Átila. Leão vai ao encontro do conquistador para convencê-lo a não invadir Roma. Foi também essencial na contenção dos vândalos de Genserico que invadiram Roma.
Seus escritos são esclarecedores e nos mostram diversas questões dogmáticas. Por sua colaboração, foi declarado Doutor da Igreja! Morreu em 461 e foi enterrado na Basílica de São Pedro.
São Leão Magno, rogai por nós!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ