Vivendo em um mundo cada vez mais individualista, acabamos muitas vezes nos esquecendo da importância da vida em comunidade, uma vida de partilha, compaixão e amor.
Nesses últimos anos de isolamento, percebemos como é grande a falta que o convívio com nossa comunidade faz, como é especial poder viver nossa fé em conjunto, com outras pessoas que também buscam a vivência do ensinamentos de Cristo.
Na história da Igreja podemos testemunhar o valor da vida em comunidade. No início de sua vida pública, Jesus chamou os doze discípulos e conviveu com eles durante anos, mostrando a eles a importância do amor e do serviço ao próximo. Depois de Sua Ascensão ao Céu, os discípulos continuaram a anunciar sua Palavra e ensinamentos, chamando e convertendo muitos à comunidade daqueles que seguem a Jesus.
Na Igreja primitiva, descrita por Lucas nos Atos dos Apóstolos, encontramos a vida em comunidade descrita em seus primórdios. Lucas escreve sobre aqueles que foram convertidos e passaram a viver os ensinamentos de Cristo:
“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação.” (Atos dos Apóstolos 2, 42-47).
Percebemos, assim, como é essencial que vivamos nossa fé com outros que dela também partilham. Passamos a entender que somos membros do Corpo de Cristo, membros da Igreja, formada também por outros que encontraram em Cristo o sentido da vida, e Nele, buscam a salvação.
Em união, sentimos o sentimento de pertencimento, passamos a amar e partilhar com aqueles que o Senhor colocou em nossa volta, e até mesmo quando acontecem desentendimentos, pela ação do Espírito Santo, podemos resolvê-los sem desviar o olhar de Cristo!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ