Apesar de não ser tão conhecida no Brasil, a devoção que comemoramos no dia 26 de abril vem desde a Igreja Primitiva. Neste artigo, conhecemos a Mãe do Bom Conselho!
Sabemos que por volta dos anos 432 e 440, o Papa Xisto III mandou construiu uma Igreja dedicada à Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Genezzano (Itália), ao lado de um convento fundado por Santo Agostinho.
Na Idade Média também havia outra Igreja, dessa fez situada na cidade de Scutari, Albânia, onde o povo venerava a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. No entanto, no ano 1467, maometanos turcos invadiram a Albânia e iniciaram uma perseguição implacável contra os cristãos.
No entanto, Nossa Senhora do Bom Conselho não abandonou os seus filhos, e um grande milagre relacionado as suas duas Igrejas aconteceu!
Certo dia, no período onde os cristãos ainda eram perseguidos na Albânia, dois albaneses, de nomes Solavis e Georgi, entraram no santuário e viram uma nuvem divina rodeando a estampa de Nossa Senhora. A nuvem elevou-se ao Céu, como que retirando a estampa e tomou a direção de Roma. Os peregrinos, percebendo-se diante de um milagre, perseguiram a estampa, passando até mesmo sobre as ondas do mar a pé enxuto. Ao chegarem em Roma, a estampa de nuvens foi se afastando até que eles a perderam de vista.
Só que, ao mesmo tempo, em Genezzano, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho que estava em ruinas passou a ser reconstruída através do empreendimento de uma irmã da Ordem Terceira de Santo Agostinho chamada Pedrina.
No dia 25 de abril, memória litúrgica de São Marcos Evangelista, toda a multidão viu aparecer no céu uma nuvem em forma de coluna milagrosamente suspensa no ar. A coluna foi-se abaixando em direção a Igreja em reconstrução e dissipou-se imprimindo na parede a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Mas, o mais curioso é que, ao tomarem conhecimento do milagre ocorrido, Solavis e Georgis pessoalmente comprovaram que aquela estampa fixada na parede da Igreja era a mesma estampa que haviam visto ser levada aos céus na sua cidade de origem, Scutari.
O triste é que o Santuário acabou sendo depreciado devido a perseguição empreendida pelo regime comunista. Mas, também no dia 25 de abril de 1993, São João Paulo II pessoalmente dirigiu-se ao antigo templo e doou uma reprodução da imagem original, a qual lá foi entronizada, marcando definitivamente a reconciliação do governo e da nação albanesa com a Igreja de Cristo.
Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ