Celebramos hoje, dia 22 de maio, o dia de Santa Rita de Cássia: a Santa das Causas Impossíveis.

Santa Rita dedicou sua existência inteira à profunda oração, à entrega e ao amor a Deus.

Nascida em 22 de maio de 1381, Rita era filha única de um casal devoto a Deus e, apesar de sentir o chamado à vida religiosa em seu coração se casou.

Durante os 18 anos de seu casamento, Rita suportou maus tratos vindos de seu marido. No entanto, permaneceu fiel ao Senhor e nunca deixou de rezar pela conversão do mesmo.

Após ficar viúva, ela tentou ingressar na Ordem de São Domingos, mas foi rejeitada por não ser mais virgem.

Durante esse período, ela sentiu em seu coração que sua missão na vida era cuidar dos doentes afetados pela peste e mesmo se dedicando aos necessitados, ela nunca contraiu a doença.

Esse foi um dos principais motivos pelos quais Santa Rita passou a ser conhecida como a Santa das Causas Impossíveis.

Tudo em sua vida – o casamento, a criação de seus filhos e o desejo de se dedicar à vida religiosa – parecia impossível de ser transformado aos olhos humanos, no entanto, por sua confiança e intensa oração a presença de Deus se manifestava dia após dia em sua vida!

Após sua morte, diversos milagres foram registrados por sua intercessão, é por isso que hoje a reconhecemos como a padroeira das causas impossíveis.

Confiantes, rezemos:

“Ó Poderosa Santa Rita, chamada Santa dos Impossíveis, advogada nos casos desesperados, socorro na última hora, refúgio nos momentos da dor que arrasta as almas ao abismo do crime e da desesperação, com toda confiança em vosso celeste patrocínio, recorro a vós neste caso difícil e imprevisto que oprime dolorosamente o meu coração.

Dizei-me, ó cara Santa Rita, não me quereis ajudar e consolar? Quereis afastar o vosso olhar, a vossa piedade do meu coração tão povoado pela dor?

Também vós sabeis o que é martírio do coração. Pelas dores atrozes que sofrestes, pelas lágrimas amargas que santamente derramastes, ah! vinde em meu auxílio! Falai, rezai, intercedei por mim, que não ouso fazê-lo junto ao coração de Deus, Pai de Misericórdia e fonte de toda a consolação.

Alcançai a graça que desejo, porque quero alcançá-la, sendo-me ela tão necessária. Apresentada por vós, que sois tão cara a Deus, a minha prece será certamente atendida. Dizei-me ao Senhor que dessa graça servir-me-ei para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e proclamar na Terra e no Céu a misericórdia divina. Assim seja!”

Santa Rita, interceda por nós em nossas causas impossíveis…

Amém!

Deixe um comentário