O que seria da nossa fé cristã sem o seio familiar?
Nosso Salvador, Jesus Cristo, escolheu vir ao mundo através de uma família. Escolheu a dedo Maria como sua mãe. É nesse momento que entendemos a importância do amor fraterno. Sendo assim, a família é um dos maiores tesouros da Santa Igreja e, por isso, um mês todo é dedicado em sua homenagem.
Celebramos em fevereiro o mês da Sagrada Família. Fevereiro especificamente, pois é o mês logo depois das celebrações de Natal, ou seja, o início da vida de Jesus e o período no qual Ele vive com sua santa família.
Nesse ambiente acolhedor, Jesus aprendeu os primeiros passos, o trabalho manual, os costumes, a fé e o amor fraterno. Olhando para a Sagrada Família, vemos o exemplo em plenitude do desejo de Deus em nossas vidas: Ele deseja que cada um de nós invista, cuide, zele pelos nossos lares e pelo presente que Ele desenhou, para todos nós.
“A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade” (CIC, 2207).
Um convite então é direcionado a cada um de nós… A Igreja nos pede que, nesse mês, sejamos capazes de agradecer a graça que são nossas pequenas igrejas domésticas, e pedir a bênção divina sobre cada um de nossos familiares.
Um mês com essa importância não pode passar despercebido! Precisamos aproveitar, ao máximo, a oportunidade de nos aproximarmos da Sagrada Família e, consequentemente, da nossa.
Por isso, hoje a dica tem esse objetivo: fortalecer as relações familiares e a devoção à Sagrada Família. E, nessa tarefa, algumas práticas familiares podem ser feitas, como por exemplo:
- Estabelecer uma estratégia de oração em conjunto
- Fazer um altar para a Sagrada Família
- Listar características da Sagrada Família que são desejadas para o próprio lar
- Frequentar em conjunto a Santa Missa
Gostou dessas dicas? Esperamos que elas sejam úteis, e tragam união e fraternidade para a sua família.
Jesus, Maria e José, nossa família vossa é. Sagrada Família, rogai por nós!