Neste 25 de abril, celebramos a memória de São Marcos Evangelista, que não foi um apóstolo do Senhor, mas conviveu com Ele.

 

João Marcos, como era seu nome, nasceu de uma família judaica no primeiro século. Era filho de Maria de Jerusalém, uma rica viúva da região e pertencia a da tribo de Levi. Ele era bem jovem quando o Senhor iniciou seu ministério e quando os fatos da morte e ressurreição de Jesus aconteceram.

 

Segundo antigas tradições, Marcos seria o jovem que estava envolto em um lençol no Horto das Oliveiras quando Jesus foi preso (Mc 14,51-52). Foi também em sua casa que Nosso Senhor se reuniu com seus Apóstolos para celebrar sua Última Ceia. Foi também neste lugar que a Virgem Maria e os apóstolos, receberam o derramamento do Espírito Santo em Pentecostes. Este lugar, então, passou a ser conhecido como ‘Cenáculo’ e se tornou um ponto de encontro e reunião dos apóstolos e dos primeiros cristãos.

 

Foi também nesta casa que São Pedro, após ser liberto da prisão, foi se abrigar (At 12,12).

 

Sabemos também que São Marcos era sobrinho de São Barnabé e que foi discípulo e ajudante de São Paulo, que conheceu em Jerusalém. Quando escreveu a Timóteo, São Paulo disse: “Procure Marcos e traga-o com você, porque ele pode ajudar-me no ministério” (2Tm 4,11).

 

Tendo ido a Roma, ficou com Paulo até a morte deste apóstolo e depois seguiu a São Pedro, também até seu martírio.

 

Entre os anos 50 e 60, Marcos escreveu o seu Evangelho, a pedido dos fiéis romanos, contando o que ele tinha visto e também o que ouvira das pregações de Pedro. O Príncipe dos Apóstolos leu seus escritos, aprovou e ordenou que fosse lido nas igrejas.

 

Dentre os quatro evangelistas, Marcos é representado pela figura do leão, porque inicia seu Evangelho com o clamor no deserto de São João Batista. O objetivo de seus escritos é mostrar que a glória de Deus que nos foi revelada em Jesus e serviu de impulso missionário e a expansão da comunidade cristã.

 

Seu Evangelho, embora o menor dos quatro, serviu de base para os escritos de Mateus e Lucas, feitos alguns anos depois, pois apresenta o ‘querigma’, isto é, o primeiro anúncio cristão da morte e ressurreição de Jesus de acordo com as escrituras e profecias. 

 

Depois da morte de Pedro, Marcos foi pregar o Evangelho na ilha de Chipre, onde partiu para a Ásia Menor e, depois, ao Egito, onde pregou em Alexandria.

 

São Marcos acabou sendo martirizado nesta cidade em uma festa da Páscoa entre os anos de 68 e 72. No ano de 825, suas relíquias foram levadas para a cidade de Veneza, para escondê-la dos mouros, onde até hoje é venerado como padroeiro. É também o santo protetor dos tabeliões, escrivães, vidraceiros e ópticos.

Que São Marcos nos ajude a perseverar na fé e com esperança, mesmo em meio às dificuldades e nos ajude a sermos testemunhas vivas de Cristo, levando a todos a mensagem da Salvação, como ele mesmo levou.

 

Oração a São Marcos Evangelista

 

Ó Deus, que concedestes a São Marcos, vosso evangelista, a glória de proclamar a Boa Nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo. Nós vos pedimos as bençãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos. Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém. 

 

São Marcos, rogai por nós!

Deixe um comentário