Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina.

Há 490 anos a Virgem Maria apareceu a São Juan Diego, e hoje nos recordamos desta aparição. Celebrada no dia 12 de dezembro, Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira da América Latina. 

 

No ano de 1531, Maria apareceu a Juan Diego na colina de Tepeyac. O santo estava aflito, sofria pela séria enfermidade de seu tio e rezava por ele no momento em que testemunhou a presença de Nossa Senhora.

 

Maria disse a ele, em sua língua mãe, nauatle (a língua asteca): “Juan Diego, não deixe o seu coração perturbado. Eu não estou aqui? Não temas esta enfermidade ou angústia”. Maria pediu, ainda, que fosse construída uma Igreja no lugar da aparição, e Juan foi encarregado de revelar esta mensagem ao Bispo. 

 

O Bispo pediu ao indígena algum tipo de confirmação do pedido de Maria, um símbolo para provar que o pedido era verdadeiro. Juan Diego voltou ao campo e testemunhou novamente a aparição de Nossa Senhora. 

 

A Virgem pediu a Juan que enchesse seu poncho com flores do monte. Um milagre, já que estavam na época do inverno, e o monte estava coberto pela neve. O santo encheu seu poncho de lindas flores e levou-as ao Bispo.

 

Quando abriu seu poncho diante do Bispo e as flores caíram ao chão, foi possível ver a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estampada no poncho do indígena. Foi essa a confirmação necessária, e a grande Igreja pedida por Maria foi construída.

 

Na Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, podemos ver em sua roupa as estrelas posicionadas no céu iguais ao dia em que apareceu. Como Papa Bento XIV declarou:Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… Uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.


Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!