O Advento é um tempo de preparação para o Natal, a celebração do nascimento de Jesus Cristo. É um tempo de reflexão, oração e confraternização para se viver em família e em comunidade.

Portanto, antes das dicas para viver bem o Advento, vamos compreender melhor o que é este tempo.

A espiritualidade do advento

A espiritualidade do Advento é marcada pela esperança e pela expectativa. É um tempo de esperar a vinda do Messias, que se concretizou no nascimento de Jesus. São dias nos quais temos a oportunidade de renovar a esperança em um mundo melhor, onde a justiça, a paz e o amor reinam.

O Advento é um tempo de alegria e celebração, mas também é um tempo de reflexão e introspecção. É um tempo para nos prepararmos para a experiências do amor de Deus que vem ao nosso encontro examinando nossas vidas e nos reconciliando com Deus.

Dicas para o Advento em família

Adote uma rotina de oração em família: o Advento é um tempo ideal para se aproximar de Deus como família. Reserve um tempo todos os dias para orar juntos, lendo a Bíblia e meditando sobre o significado do Natal.

Monte o presépio: o presépio é uma representação do nascimento de Jesus. E essa tradição nos ajuda a incutir no coração das crianças o verdadeiro sentido do Natal, bem como que essa é uma festa de Jesus e não do Papai Noel. Portanto, ao montar o presépio em casa, aproveite para contar a história do nascimento de Jesus para seus filhos.

Cante canções natalinas: as canções natalinas são uma ótima maneira de criar um clima de alegria e esperança no lar. Cante canções natalinas junto com seus filhos e celebrem com alegria o nascimento de Jesus.

Pratique a caridade: o Advento é um tempo de solidariedade, então, participe em família de atividades comunitárias, como campanhas de arrecadação de alimentos ou brinquedos para crianças carentes. Aproveite também para separar roupas e calçados em bom estado para doação.

Participe da liturgia do Natal: o Natal é uma festa cristã, portanto não podemos deixar de participar das celebrações natalinas em nossa comunidade paroquial. Isso é importante para fortalecer nossa intimidade com Deus e plantar a semente da fé no coração das crianças.

Faça da ceia de Natal um momento de união: o Advento é um tempo de confraternização, então, prepare uma mesa bonita e que todos estejam de fato presente um para o outro neste Natal, deixando um pouco os celulares de lado e se dedicando a conversas, risos e histórias. 

Deixe um comentário