Temos a honra de hoje, dia 25 de julho, celebrar a santidade, vida e missão de São Tiago. Apóstolo, padroeiro dos farmacêuticos, dos veterinários, dos químicos, peregrinos e cavaleiros, São Tiago nos inspira a cada dia mais buscar honrar a Cristo com as nossas ações.
São Tiago foi um dos doze apóstolos de Jesus, e é conhecido como Tiago Maior, para ser diferenciado do outro Tiago, de Nazaré. Podemos chamá-lo também de São Tiago Apóstolo. Filho de Zebedeu e de Salomé, nasceu em Betsaida, e quando atingiu uma idade adequada, iniciou seu ofício como pescador, junto de seu irmão João.
Ele foi um dos primeiros chamados por Jesus, e fazia parte dos mais íntimos, assim como Pedro e João. Demonstrando fé e coragem, o apóstolo aceitou o chamado de Cristo, deixando tudo e todos os seus planos para seguir o Senhor. Tiago estava presente nos momentos mais importantes da missão de Jesus: na Transfiguração, na Santa Ceia, entre tantos outros.
E mesmo estando presente e demonstrando fidelidade, foi apenas após a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, que os planos de Deus se cumpriram concretamente na vida de Tiago.
Cheio do Espírito Santo, acolheu a missão que tinha de espalhar a Palavra do Pai e a Boa Nova trazida por Jesus, mesmo em uma época que perseguia tão severamente cristãos. E nisso, quando preso, abraçou um carcereiro, desejando a ela a “paz de Cristo”, e com esse gesto, o carcereiro converteu-se e foi martirizado juntamente com São Tiago, em nome da fé.
Portanto, São Tiago Maior foi o primeiro mártir entre os doze apóstolos.
“Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2).
Que possamos entender com Tiago a importância de estar perto de Cristo, defendendo de corpo e alma o Evangelho. E que a partir de seu testemunho, tenhamos coragem de amar a cada um de nossos irmãos, trabalhando e buscando pela paz que Jesus tanto nos desejou,
São Tiago Apóstolo, rogai por nós!