Com alegria, celebramos no dia 24 de junho a Natividade de São João Batista. Na Liturgia Católica comemoramos apenas três aniversários natalícios: o de Jesus, Nossa Senhora e São João Batista.
Muitos já conhecem um pouco da história desse grande santo. São João Batista é filho de Zacarias e Isabel. O casal passou anos e anos à espera de um filho, mas foi apenas na velhice, através de um milagre, que Isabel finalmente ficou grávida. Não à toa o nome João significa “Presente de Deus”
Ainda no ventre materno, João ficou cheio do Espírito Santo ao ouvir a saudação de Nossa Senhora — prima de Santa Isabel — que já trazia o Senhor em seu ventre: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (Lc 1,41).
João Batista nasceu seis meses antes de Jesus. Logo que atingiu a idade adequada João partiu para o cumprimento de sua missão. Primeiramente, ele se retirou para o deserto, vivendo uma vida de profunda oração e penitência até finalmente se apresentar para Israel.
Ele foi o último profeta messiânico, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Por isso, o dia do seu nascimento é chamado de “Aurora da Salvação” e recebe essa ênfase especial no calendário litúrgico.
João não tinha medo de anunciar a chegada do Messias e denunciar os pecados que tanto ofendem a Deus. João batizou centenas de pessoas às margens do Rio Jordão. Mas, vale ressaltar que o batismo de João é bem diferente do Sacramento do Batismo como conhecemos hoje. O batismo dele era um batismo de arrependimento, contrição e penitência, como podemos ler na Sagrada Escritura: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).
Além de celebrar a natividade de São João Batista, a Igreja também celebra o seu martírio — ou seja, sua entrada para o Céu — no dia 29 de agosto. Como João não tinha medo de anunciar a verdade, ele discordou de Herodes que vivia em pecado com a irmã de seu irmão e assim, morreu decapitado. De fato, João perdeu a cabeça mas conquistou a coroa dos mártires!
Que São João Batista possa interceder por nós em nossa caminhada rumo ao Céu!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ