blog16

Cátedra de São Pedro

Celebrada desde o século IV, no dia 22 de fevereiro temos a alegria de celebrar a Cátedra de São Pedro, sinal da unidade da Igreja fundada sobre este apóstolo.

A cadeira de um bispo, ou outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada “cátedra”. A Cátedra de São Pedro, como relíquia católica, é conservada na Basílica de São Pedro em Roma.

Neste dia, recordamos com toda a Igreja as palavras que Jesus dirigiu a São Pedro: “E Eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela” (Mt 16,18).

Toda essa autoridade, o Senhor deu ao seu discípulo que soube ser sensível à voz do Pai, como podemos ler na Sagrada Escritura: “Disse-lhes Jesus: ‘E vós quem dizeis que eu sou?’. Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!’. Jesus, então, lhe disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.” (Mt 16, 15-16)

As palavras “autoridade” e “obediência”, nem sempre são vistas com bons olhos atualmente. Por que devemos obedecer a alguém? Ou, por que devemos obedecer ao Papa e à Igreja? São algumas das muitas questões que ouvimos por aí.

Precisamos entender que, a autoridade que o Papa possui (hoje, Papa Francisco) assim como à autoridade de São Pedro, não lhe foram entregues por outro homem, mas pelo próprio Deus! Através dessa autoridade, o Papa e a Igreja, como Mestra e Mãe, busca instruir os fiéis através da conservação e transmissão da fé apostólica. Essa autoridade não é uma autoridade opressora, mas uma verdadeira liderança que revela a Verdade e o Amor de Cristo ao mundo!

É própria da Igreja a missão de ensinar, dessa forma, a autoridade mais do que restringir, possibilita e expande a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.

Que neste dia, possamos colocar o Papa Francisco em nossas intenções, para que o Senhor lhe dê forças para guiar o rebanho de Deus!