blog21

O que é a Vigília Pascal?

Segundo a Liturgia Católica, antes de todas as grandes Solenidades, existe uma celebração de véspera ou vigília. Vigília, significa passar “uma noite velando”. Durante a Vigília Pascal, portanto, passamos a noite velando em preparação para o Domingo da Ressurreição de Jesus.

A Vigília Pascal faz parte do Tríduo Pascal, também podemos chamar este dia de Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia. Essa celebração é a mais importante de todas as celebrações cristãs, pois nela comemoramos a Ressurreição de Cristo.

O Sábado Santo é celebrado no escurecer do dia com as luzes da Igreja apagadas, todo o povo se reúne na escuridão e na penumbra. Até que a Liturgia da Luz, com a benção do fogo, acende chama do Círio Pascal que vai alimentando as velas de todos os fiéis, e aquilo que antes era treva, converte-se em luz! Dessa forma, a Igreja recorda que Cristo Ressuscitado é a luz do mundo, Aquele que quebra a escuridão da morte e do pecado!

Dividida em quatro partes, depois da Liturgia da Luz damos sequência a celebração com a Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.

Na Liturgia da Palavra, entramos em contato com as Leituras do Antigo e novo Testamento, onde somos capazes de contemplar o amor de Deus que se manifesta desde a criação.

Com a Liturgia Batismal, tudo o que é anunciado se faz realidade através dos sacramentos, dos quais, o batismo é o primeiro.

Por fim, a Liturgia Eucarística nos convida a viver a nova vida de ressuscitados junto com Jesus!

Aqui está o centro de toda a alegria do cristão! Muitas coisas podem nos alegrar durante essa vida passageira, mas nada se compara com a alegria que Cristo conquistou para seus filhos com sua morte e ressureição: a alegria da vida eterna com Deus!