blog18

Por que os padres usam rosa no 4º Domingo da Quaresma?

Para cada tempo litúrgico existe uma cor própria, cada cor tem o seu significado e qual dia pode ser usado, e é utilizada para dar identificação ao tempo litúrgico que se celebra e visa manifestar externamente o mistério da fé celebrado. 

A Igreja reconhece oficialmente seis cores litúrgicas que são: o verde, vermelho, branco, roxo o rosa ou róseo e o preto. Mas, o que essas cores significam? 

O verde, simboliza a esperança que vem da celebração da vida e missão de Jesus Cristo, é utilizado nos domingos e dias de semana do tempo comum. 

O vermelho simboliza o fogo, o amor, a caridade e o martírio, usado nas celebrações do Senhor, como domingo de ramos, sexta feira santa, na exaltação da Santa Cruz, em pentecostes e na memória dos santos mártires. 

o branco, simboliza a vitória da paz e a presença de Deus em nossas vidas, os paramentos brancos são utilizados no tempo da páscoa, no Natal e na solenidades e festas de santos. 

O roxo, simboliza a penitência, o recolhimento e a conversão, utilizado na quaresma, no advento e em missas dedicadas aos mortos e principalmente nas de corpo presente. 

A cor preta simboliza a dor, o luto e pode ser usada nas missas dos fiéis defuntos. 

E o rosa ou róseo que os padres usam rosa no 4.º domingo da Quaresma e no 3.º domingo do Advento.  

O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo. 

Pedimos a Deus, todo poderoso, que nos abençoe e nos guie neste tempo quaresmal, e que Ele seja luz para nossas vidas, e assim como o cego de nascença, enxergarmos em Jesus Cristo a nossa salvação.