blog22

Santa Bernadete e as aparições da Imaculada Conceição

Bernarda, nascida em 7 de janeiro de 1844, na cidade de Lourdes (França), era filha de Francisco Soubirous e Luisa Casterot. Mas, carinhosamente, a menina ganhou o apelido do seu nome no diminutivo: Bernadete. No dia 16 de abril, temos a alegria de celebrar a sua memória litúrgica!

Bernadete era a filha mais velha de uma numerosa e pobre família camponesa. Sua família morava de graça em uma cela abandonada na cadeia da cidade. A menina era analfabeta, e tinha uma saúde extremamente frágil. Mas, como Nossa Senhora olha o coração de seus filhos, foi exatamente para essa menina insignificante aos olhos do mundo que ela decidiu transmitir a sua mensagem!

A primeira aparição aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadete, sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle (rocha velha). Neste dia, a jovem relatou que viu uma linda mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante.

Foram 18 as aparições de Nossa Senhora de Lourdes a Santa Bernadete, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858.

De início, Nossa Senhora pediu que Bernadete fosse à gruta por 15 dias, e na 16ª aparição, revelou-se dizendo: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Desde então, as pessoas passaram a acreditar mais em Bernadete, visto que, com seu nível de estudo extremamente baixo, ela jamais saberia sobre o Dogma da Imaculada Conceição que fora proclamado em 1854.

Mas, mesmo assim, havia quem ainda duvidasse de Santa Bernadete. Diante dos inconvenientes e dos sofrimentos, ela continuou confiando em Nossa Senhora e defendendo as aparições.

Uma aparição que ficou muito marcada, foi a do dia 25 de fevereiro. Neste dia, Nossa Senhora mandou que Bernadete cavasse o chão na gruta Massabielle. Lá surgiu uma fonte milagrosa, onde milhares de milagres acontecem até os dias de hoje.

Como todo verdadeiro amigo da Cruz, Santa Bernadete muito sofreu. Além dos inconvenientes causados pelas pessoas que não acreditavam nela, Bernadete sofria de uma doença que a deixou totalmente paralisada em seus últimos anos de vida. Mas, em todas essas situações, lhe confortavam as palavras ditas por Maria: “Não prometo fazer-te feliz nesse mundo, mas sim no outro”.

Que através do exemplo e intercessão de Santa Bernadete, possamos amar e confiar cada vez mais em Nossa Senhora!

Santa Bernadete Soubirous, rogai por nós!