blog23

São Expedito, o Santo das Causas Urgentes

No dia 19 de abril, temos a alegria de celebrar um santo muito popular entre os brasileiros: Santo Expedito, o Santo das causas urgentes!

Santo expedito era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene. De vida devassa, entregue a vícios e impurezas, o rapaz foi tocado pela graça de Deus e foi completamente transformado, vivendo uma verdadeira “metanoia” (mudança de pensamento) . É claro, que o inimigo de Deus não ficou nada contente com aquela conversão, por isso, ele resolveu tentar Expedito sob a forma de um corvo que gritava: “cras, cras, cras (…)!”, palavra em latim que quer dizer “amanhã”, ou seja, deixa sua decisão para amanhã! Não tenhas pressa! Espere pela tua conversão!

Mas, impelido pela graça, Santo Expedito pisoteou o corvo e gritou “HODIE!”, palavra em latim que significa “hoje”, ou seja, nada de adiamento! A hora da conversão é agora, se não, pode ser tarde demais.

Devido a sua conversão imediata e não procrastinada, Santo Expedito tornou-se o Santo das causas mais urgentes, sendo invocado por todos aquele que precisam de uma graça que não pode ser adiada.

Em sua imagem, o santo é representado como um Comandante Romano. Em sua mão direita ele levanta uma cruz com a palavra “hodie”, e na mão esquerda ele carrega uma palma, que simboliza o martírio e vitória dos mártires. E, em seu pé direito ele esmaga um corvo que grita a palavra “cras”.

Expedito morreu como um mártir, ou seja, ele derramou o seu sangue por amor a Cristo, na época em que o imperador Diocleciano empreendia uma terrível perseguição aos cristãos em todo o império romano.

Quantas vezes, deixamos as decisões importantes da nossa vida — como a nossa conversão — para um futuro incerto? Que através do testemunho e da intercessão de Santo Expedido possamos considerar como urgente todas as nossas decisões que nos aproximam do Céu!

Santo Expedito, rogai por nós!