blog12

São João Bosco: Pai e Mestre da Juventude

“Pai e Mestre da Juventude”, São João Bosco foi naturalmente consagrado com esse título, além do mais, que outra descrição se encaixaria mais ao homem que doou sua vida pelos jovens?

No dia 31 de janeiro, temos a alegria de celebrar a memória litúrgica desse grande santo!

João nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Desde a mais tenra infância, o menino compreendeu profundamente o significado da palavra “sofrimento”. Com apenas 2 anos de idade, ele perdeu o pai, e os anos seguintes de sua infância não foram gastos sem tribulações, já que a condição financeira de sua família era precária.

Apesar da pobreza, João possuía uma riqueza que não se pode calcular. Sua mãe Margarida, desde cedo ensinou para seu filho o caminho de Deus. Mesmo analfabeta, ela lhe ensinava as passagens da bíblia como se soubesse tudo de cor.

Na infância, João teve um sonho do qual ele se lembrou durante toda a vida: diante de uma multidão de meninos que blasfemavam, João se irritou e tentou calá-los com violência. Até que Nossa Senhora apareceu e lhe disse, “Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. Põe-te imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude”.

E foi assim, seguindo os conselhos da Virgem Maria que Dom Bosco aprendeu a conquistar o coração da juventude. Não com violência, mas com mansidão e caridade, ensinando aos pequenos a beleza de Deus e a feiura do pecado.

Que o exemplo de São João Bosco nos ensine a verdadeira forma de conquistar almas para Cristo!

“Dai-me almas e ficai com o resto, o que me importa é juventude santa!”

São João Bosco, rogai por nós!