blog25

São José Operário, modelo para os trabalhadores

Conhecido como Padroeiro dos Trabalhadores, São José foi um homem totalmente dedicado na busca de sua santidade através de seu ofício. E, por isso, é considerado um modelo para todos os trabalhadores

No dia 1º de Maio comemoramos, junto ao feriado do dia do trabalho, a memória de São José Operário. A Igreja, a fim de atribuir ao trabalho seu verdadeiro valor, “cristianizou” esse feriado. 

O trabalho, muitas vezes, pode ser considerado sinônimo de frustração e obrigação para muitas pessoas. Devido às longas jornadas de trabalho, as pressões e instabilidades dentro de empresas, instituições e negócios, o valor do trabalho se perdeu. Mas, como cristãos, não podemos deixar isso acontecer. 

O convite à santidade é universal e por isso precisamos nos esforçar para buscar um sentido real em nossos ofícios. 

São José é um modelo para os trabalhadores porque aceitou, humildemente, realizar seu trabalho para sua santificação pessoal e custódia da Sagrada Família de Nazaré. 

Assumindo, além da paternidade, da educação e da proteção de Jesus e de Maria, São José transformou sua vida em um serviço contínuo. Obediente, justo, proativo, humilde e esforçado: encontramos em São José todos os atributos requeridos para um bom trabalhador no mercado de trabalho.

Confiantes, peçamos a São José Operário para que nos auxilie na manutenção de nossos empregos, na estrutura de carreira pautada na justiça de Deus e na santificação de nosso ofício. 

São José Operário, rogai por nós!