A Solenidade da Santíssima Trindade, celebrada no domingo seguinte ao Pentecostes, é um convite à contemplação do mistério central da fé cristã: um só Deus em três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Embora a doutrina da Trindade não esteja explicitamente formulada na Bíblia, ela está presente em toda a Sagrada Escritura, desde o Antigo Testamento com a revelação de Deus como “um Deus em três pessoas” (Gn 1,26), até o Novo Testamento com a fórmula batismal: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

Ao longo da história da Igreja, a fé na Santíssima Trindade foi gradualmente desenvolvida e explicada pelos Padres da Igreja e pelos Concílios Ecumênicos. O Concílio de Nicéia (325 d.C.) definiu a divindade de Jesus Cristo e o Concílio de Constantinopla (381 d.C.) definiu a divindade do Espírito Santo.

A Solenidade da Santíssima Trindade foi instituída no século XIII pelo Papa João XXII para celebrar este mistério central da fé.

Celebrar a Santíssima Trindade significa:

A Santíssima Trindade é um mistério que não podemos compreender completamente, mas podemos contemplá-lo com amor e reverência.

A fé na Santíssima Trindade nos ensina que:

A Solenidade da Santíssima Trindade é um momento de festa e alegria para a Igreja. É um tempo para celebrarmos o mistério de Deus uno e trino e para agradecermos o amor infinito que Ele tem por nós.

Que a Solenidade da Santíssima Trindade nos inspire a vivermos cada dia com mais fé, esperança e amor!

Reflexão:

Oração:

“Deus uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo, nós te adoramos e te louvamos por tua infinita grandeza e misericórdia.

Agradecemos o amor que nos tens demonstrado ao criar-nos à tua imagem e semelhança, e ao enviar-nos teu Filho Jesus Cristo para nos salvar.

Pedimos que o Espírito Santo nos guie e nos ilumine para que possamos viver cada dia com mais fé, esperança e amor.

Que a Solenidade da Santíssima Trindade nos fortaleça na fé e nos inspire a sermos testemunhas do teu amor no mundo. Amém.”