No dia 22 de outubro somos convidados a contemplar a memória litúrgica de São João Paulo II, o santo conhecido como o Papa dos jovens! Aquele que, em sua vida, nos ensinou tanto sobre o Amor e a Misericórdia de Deus.
Karol Wojtyla- nome de batismo do santo- nasceu em 1920 na Polônia. Teve uma juventude difícil, viviendo diante da invasão nazista na Polônia, consequência da Segunda Guerra Mundial. Por esse motivo, trabalhou como operário nas minas e em uma fábrica química.
Sempre firme na fé, entrou no seminário clandestino na Cracóvia em 1942, e foi ordenado em 1946. Depois de um tempo, tornou-se Bispo auxiliar de Cracóvia, e escolheu como lema espiscopal a expressão mariana: “Totus tuus” (todo teu). Em 1978, foi eleito Papa!
Seu pontificado foi um dos mais longos da história, e dentro dele, fez diversas viagens apostólicas, ficando conhecido como o “Papa peregrino”. Foi um homem carismático, com uma personalidade comunicativa. Viveu a santidade e nos mostrou e nos aproximou do profundo Amor de Deus e de Sua Divina Misericórdia.
Em 1985 a Jornada Mundial da Juventude tem o seu marcante início, quando 300 mil jovens se reúnem na praça de São Pedro. São João Paulo II chamou os jovens, os acolheu e sempre com alegria falou com eles.
Ele fala sobre a esperança dos jovens: “Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor são tão grandes a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens.”
Os chama a imitar Maria em dar o “sim”, a se prontificar ao Senhor sem medo: “Não tenhais medo de vos entregar a Ele: guiar-vos-á e dar-vos-á força para O seguirdes cada dia em todas as situações.”
Foi, ainda, muito devoto de Maria, sempre falando sobre ela com carinho e admiração, vivendo um papado verdadeiramente mariano!
São João Paulo II, rogai por nós!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ