Santa Maria Madalena é o nome feminino mais citado nos Evangelhos, isso porque desde seu encontro com Jesus e sua conversão, ela passou a segui-Lo e foi uma verdadeira discípula do Mestre. E foi São Tomás de Aquino, em seus escritos, que atribuiu a ela o título de “Apóstola dos Apóstolos”.

O Papa Bento XVI falou certa vez que “a história de Maria Madalena recorda a todos uma verdade fundamental: discípulo de Cristo é aquele que, na experiência da debilidade humana, teve a humildade de lhe pedir ajuda, foi por Ele curado e se pôs no seu seguimento de perto, tornando-se testemunha do poder do seu amor misericordioso, mais forte do que o pecado e a morte”.

Mas como foi que Maria Madalena se tornou essa mulher forte e alcançou a santidade? Vamos conhecer este testemunho!

A conversão de Maria Madalena

Na Bíblia, seu nome aparece assim: “Maria, chamada Madalena” (Lucas 8,2). E isso provavelmente se deve ao fato do seu local de origem, a aldeia de Magdala, na Galileia. No entanto, não encontramos na Bíblia informações sobre a sua família.

Madalena tinha os homens a seus pés e desta forma tinha dinheiro, bons vestidos, perfumes e tudo de melhor que sua época podia lhe oferecer. Contudo, chegou um tempo em que ela se cansou dessa vida de pecado.

Então, quando soube que Jesus estava na casa de Simão, ela tomou uma decisão e teve coragem de ir ao Seu encontro. O Evangelista narra que ela “trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois, suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume” (Lucas 7,37-38). E diante da reação odiosa dos que estavam presente, por ser aquela mulher uma pecadora, Jesus diz a ela: “Perdoados te são os pecados” (Lucas 7,48).

As lágrimas que Madalena derramou sobre os pés de Jesus foram a sua oração de arrependimento. E nos olhos de Jesus, ela viu amor, acolhimento e perdão.

A primeira discípula mulher

Maria Madalena buscou não apenas o perdão de seus pecados, mas ela desejou uma vida nova. Por isso, depois desse encontro com Jesus, ela tornou-se uma discípula.

Em outro trecho do Evangelho de São Lucas, ele conta: “Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses” (Lucas 8-3).

A expressão “sete demônios”, citadas por São Lucas, pode ser interpretada como a sua cura moral, já que na Bíblia o número 7 expressa a totalidade e que por “demônio” podemos compreender muitas coisas.

Neste sentido, Dom Guilherme Werlang, Bispo da Diocese de Lages, em um de seus textos, diz que podemos interpretar este versículo desta forma: “entre as mulheres havia uma de nome Maria Madalena, que tinha sido libertada e curada por Jesus, de todos os males”.

Contudo, o que queremos destacar aqui é o seu empenho em seguir o Mestre. A partir de sua conversão, toda a riqueza que ela possuía passou a ser usada para o sustento de Jesus e seus discípulos.

Destacamos também o grande amor que ela nutria por Jesus em seu coração, um amor que a fez acompanhá-Lo em todo o Seu caminho com a cruz em direção ao calvário. Que a fez permanecer com Ele também aos pés da cruz, ao lado da Virgem Santíssima, além de acompanhar o Seu sepultamento. Tudo isso enquanto a maioria dos discípulos se esconderam, por medo. E foi a Ela que Jesus se revelou por primeiro em Sua ressurreição.

Um testemunho que deve alcançar nossa própria vida!

Essa entrega de Maria Madalena deve nos levar a questionar o quanto temos sidos fiéis a Jesus. Será que temos sido como ela, que disse “não” ao pecado e se entregou com todas as suas forças ao seguimento de Jesus? Ou será que temos sido como alguns dos discípulos, que deram seu “sim” a Jesus, mas que diante de qualquer situação vacilam em sua fé?

Neste dia em que celebramos a Festa de Santa Maria Madalena, olhe para a sua vida a partir do testemunho de conversão desta grande mulher. Busquemos a santidade, à seu exemplo, porque a santidade é para todos.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

Deixe um comentário