Santo Ezequiel Moreno é nascido na Espanha, em 1848, em uma família de poucos recursos financeiros, porém rica da graça de Deus e que se empenhava por viver conforme as virtudes cristãs. Sendo assim, Ezequiel recebeu uma educação puramente cristã, foi criado com seus irmãos indo à Igreja com muita frequência e em constante orações em família.

Logo, não é de se surpreender que ele tenha sentido o chamado vocacional à vida missionária e religiosa ainda na infância. E foi aos 17 anos que ele emitiu a profissão religiosa na Ordem dos Agostinianos Recoletos, adotando o nome de Frei Ezequiel de Nossa Senhora do Rosário.

Poucos anos depois, junto com outros religiosos, ele embarcou para as Ilhas Filipinas, chegando à Manila, capital das Filipinas, em 10 de fevereiro de 1870. E foi neste lugar que ele foi ordenado sacerdote, em 3 de junho de 1871. Em seguida, o recém-ordenado sacerdote foi enviado à ilha de Mindoro para iniciar suas atividades missionárias junto com o frei Eustáquio, que era seu irmão de sangue mais velho.

Sacerdote zeloso e incansável

Frei Ezequiel foi um sacerdote muito íntegro e zeloso, e tinha um amor sem igual aos doentes. Quando foi transferido para a ilha de Palawan começou a trabalhar intensamente até que foi acometido pela malária. Precisou então retornar para Manila para se tratar e, mesmo doente, não parou. Muito pelo contrário, exerceu diversos cargos e assumiu muitas responsabilidades, como pároco, pregador e administrador.  

 Contudo, em 1885 sua missão nas Filipinas terminou e ele retornou para a Espanha para assumir como superior no convento de Monteagudo. Mas tempos depois Deus o colocou em outra importante missão. Os irmãos agostinianos da Colômbia pedem ajuda aos da Espanha, e Frei Ezequiel foi nomeado superior de uma expedição que contou com sete missionários.

A ideia era restabelecer a observância das regras religiosas nas comunidades. E Frei Ezequiel tinha a reta compreensão de que apenas bons religiosos poderiam ser autênticos apóstolos e missionários. Sendo assim, trabalhou para despertar isso nos irmãos.

 Muitas vezes percorreu povoados longínquos, no lombo de uma mula, para cumprir sua missão de evangelização. O testemunho de sua santidade bem como do seu empenho no trabalho pastoral estimulou e encorajou muitos religiosos.

De sacerdote a Bispo

Frei Ezequiel foi nomeado Bispo de Casanare (na Espanha), em 1893; e em 1895, Bispo de Pasto.

 Então ele começou a enfrentar grandes provações, como calúnias, perseguições, humilhações, desprezo, entre outros. Porém, jamais desviou seus olhos do Senhor e cada vez mais se entregava à vida de oração e contemplação.

 Surgiu também um grupo de pessoas que buscavam seus conselhos e esse pai zeloso os instruiu no caminho da santidade.

Padroeiro dos doentes de câncer

No ano de 1905, Ezequiel Moreno foi acometido pelo câncer no nariz. Aconselhado por médicos, ele retorna à Europa em busca de tratamento. Em 1906 ele chega à Espanha e logo foi submetido a uma cirurgia, que naquela época era feita sem anestesia. Meses depois, outro procedimento cirúrgico.

Mas ele sabia que a sua vida nesta Terra estava terminando, então decide passar os dias que lhe restavam em um cela conventual em Monteagudo (Navarra, Espanha). Foi ali que ele faleceu em 19 de agosto de 1906, onde foi sepultado na igreja de Nossa Senhora do Caminho, ao lado do convento. Atualmente seus restos mortais encontram-se numa capela construída dentro da mesma igreja.

Em 1975, Ezequiel Moreno foi beatificado e em 1992 foi canonizado por São João Paulo II.

Santo Ezequiel Moreno é conhecido como o santo da nova evangelização e à sua intercessão foram atribuídas diversas curas, especialmente de câncer.

Faça a ele esta oração por um doente de câncer

Nós vos agradecemos, Pai e Senhor nosso, porque nos quisestes dar, em Santo Ezequiel Moreno: um perfeito modelo de fidelidade ao Evangelho, um fiel e ardente operário da vossa vinha e um Pastor segundo o Coração de vosso Filho. Nós vos pedimos, pela sua intercessão, que possamos viver com alegria nosso testemunho cristão e imitar, sobretudo, seu ardente amor a Vós e sua plena disponibilidade ao serviço da Igreja e dos homens. Amém.

Santo Ezequiel Moreno, advogado dos que sofrem de câncer, rogai por nós!

Santo Ezequiel Moreno, Consolo dos doentes, rogai por nós!

Santo Ezequiel Moreno, Modelo de fortaleza na doença, rogai por nós!

Santo Ezequiel Moreno, Esperança dos aflitos. rogai por nós!

Ajudai-me a compreender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte doentes e seus familiares, e os encoraje na vivência do amor.

Concedei paz, esperança e saúde para todos. Amém!

Deixe um comentário