Logo após a conversão de São Paulo — celebrada dia 25 de janeiro — comemoramos a memória litúrgica desses dois homens, Timóteo e Tito, que muito beberam do testemunho do grande apóstolo São Paulo.
Timóteo nasceu em Listra, na Ásia, e encontrou-se com São Paulo em uma das primeiras viagens missionárias do santo. Em sua vida religiosa, acompanhou São Paulo em várias cidades como Atenas, Coríntios e Éfeso. Em Roma, Timóteo foi o primeiro pregador do cristianismo ao lado de Paulo, propagando entre o povo a Sagrada Escritura, sua paixão desde a infância.
Timóteo presenciou o martírio de Paulo e, segundo uma tradição, Timóteo também derramou seu sangue por amor a Cristo, sendo martirizado por pagãos a pedradas e pauladas em Éfeso, no ano 97.
Tito, por sua vez, foi o segundo maior colaborador de Paulo. De origem pagã, foi convertido e batizado pelo Apóstolo que o chamava de “meu filho”. Ele acompanhou São Paulo em sua terceira viagem e o ajudou a escrever uma carta aos coríntios.
A comunidade cristã de Creta, fundada por São Paulo, foi confiada a Tito. Lá, após longa vida, Tito faleceu em santidade e alcançou a glória eterna.
Rezemos juntos:
“Pai de amor, que escolheste Timóteo e Tito para serem grandes apóstolos, convertei-nos também a nós e inspirai-nos gestos de renovação da sociedade e das nossas comunidades eclesiais. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”
São Timóteo e São Tito, rogai por nós!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ