São João Stone nasceu na Inglaterra. Quase nada se sabe sobre os primeiros anos de sua vida e nem mesmo sobre as suas atividades como frei e sacerdote agostiniano. Sabe-se apenas que ele entrou para o convento agostiniano de Canterbury, em sua cidade natal.

Em 3 de novembro de 1534, o Parlamento na Inglaterra aprovou uma lei conhecida como Ato de Supremacia. O que significa que o rei Henrique VIII passaria a ser o chefe supremo da Igreja na Inglaterra, o que resultou no cisma entre a Igreja Anglicana e a Igreja Católica.

Em 14 de dezembro de 1538, um procurador do rei Henrique VIII apresentou-se no convento agostiniano de Canterbury com o intuito de decretar o fechamento daquela casa religiosa. E João foi o único entre os freis daquela comunidade a declarar corajosamente: “O rei não pode ser a cabeça da Igreja na Inglaterra!” Com isso, ele estava afirmando que “quem devia ser o chefe da Igreja era um Pai espiritual nomeado por Deus”, ou seja, o Papa.

Com isso, João foi preso e jogado na cela na Torre de Londres, onde passou seus dias mergulhado na oração. Após um ano de detenção, em 27 de dezembro de 1539, foi julgado e condenado à morte por traição.

Em procissão lenta e triste, ele foi conduzido a pé pelas ruas de Canterbury até o alto de uma colina da cidade de Cantuária, chamada Dane John. Lá ele foi executado, morreu por enforcamento. Em seguida, seu corpo já sem vida foi esquartejado, conforme o costume da época.

São João Stone recebeu o martírio por amor a Cristo e pela verdade da fé católica. Ele foi canonizado pelo Papa Paulo VI, a 25 de outubro de 1970, em meio a um grupo de quarenta mártires ingleses.

Oração:

“Ó Deus, que concedestes ao nosso irmão São João Stone a fortaleza para testemunhar com o martírio sua vida consagrada, dai-nos, por sua intercessão, ser com nossa vida de fé testemunhas vossas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

 

São João Stone, rogai por nós!

Deixe um comentário