Hoje, dia 21 de setembro, somos convidados a celebrar, como Igreja, a memória de um santo apóstolo muito importante: São Mateus! Um exemplo de conversão verdadeira, um homem que deixou suas riquezas para uma vida de santidade.
A vida de Levi (seu nome antes da conversão) mudou completamente depois que Jesus o viu, em seu posto de pagamento de taxas. O Mestre lhe disse “Segue-me”, e atendendo ao seu chamado, levantou-se para segui-lo. Mudou de vida para seguir ao Senhor!
Segundo o Evangelho, em ocasião de sua conversão, Mateus preparou um banquete para Jesus e seus discípulos. Mas o Senhor foi criticado pelo povo, que questionava: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?”.
Jesus responde: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9, 11-13).
São Mateus era um desses, que por ser coletor de impostos, era considerado injusto e pecador pelo povo da época. Mas é o próprio Jesus que o chama a viver uma mudança de vida, e ele aceita de todo o coração!
O santo apóstolo é também um dos quatro evangelistas! Depois da Ascensão de Cristo, ele, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu sobre a vida e os ensinamentos de Jesus na Terra.
Seu Evangelho é mais voltado para os judeus e os cristãos convertidos do judaísmo, e nele, Mateus faz diversas referências ao Antigo Testamento e mostra que Jesus é o verdadeiro Messias.
São Mateus, rogai por nós!
Av. Ataulfo de Paiva, 527
Leblon | Rio de Janeiro – RJ