conversao paulo

São Paulo e a conversão: o perseguidor de cristãos que viveu a mudança de vida proposta por Jesus.

 

No dia 25 de janeiro somos chamados a contemplar a conversão de São Paulo! Neste dia, somos convidados a refletir sobre a profunda mudança que a graça do Senhor faz em nossas vidas a partir do momento em que ela adentra nossos corações.

 

Saulo de Tarso -seu nome antes da conversão, era um homem judeu, que vivia as tradições de sua fé e estudava, buscando aprofundar-se sempre mais no conhecimento da lei judaica, na escola de Gamaliel, em Jerusalém. 

 

Foi assim que teve o primeiro contato com o Cristianismo, e tornou-se inimigo daqueles que professavam esta fé. Colocando-se, então, à disposição do império romano, Paulo recebeu a autonomia para perseguir, prender e matar todos aqueles que professavam a fé no Cristo.

 

Estando a caminho de Damasco, Paulo viveu a experiência que veio a transformar sua vida. O santo teve uma revelação pessoal de Jesus Cristo! Como Lucas, o Evangelista, descreve no livro dos Atos dos Apóstolos:

 

“Durante a viagem, estando já perto de Damas­co, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Saulo disse: “Quem és, Senhor?” Respondeu ele: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão”. Então, trêmulo e atônito, disse ele: “Senhor, que queres que eu faça?”. Respondeu-lhe o Senhor: “Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer”. Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada.(At 9, 3-8).

 

Depois deste acontecimento, foi levado a Damasco, onde passou três dias orando sem comer nem beber. Deus escolheu Ananias para impor-lhe as mãos e para que o santo pudesse voltar a ver e ficar cheio do Espírito Santo. Assim aconteceu, as escamas dos olhos de Paulo caíram e ele pôde ser batizado.

 

Antes perseguidor dos cristãos, São Paulo converteu-se, aceitou sua missão e tornou-se um importante anunciador do Evangelho. Depois de sua conversão, de viver a verdadeira ação transformadora do Senhor em sua vida e em seu coração, ele passou a professar que Jesus é o Filho de Deus! 


O Espírito Santo mudou a vida de Paulo, que passou a proclamar a Salvação e anunciar a fé em Cristo para todos. Dessa forma, celebrar e recordar a conversão de São Paulo é enxergar o chamado à missão e conversão que Deus tem para nós!