Nesta sexta-feira, a segunda após a Festa de Corpus Christi, a Igreja celebra com muita alegria a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é mostrado em toda Sagrada Escritura como o símbolo do Amor de Deus.

Assim, celebrar o Sagrado Coração é reconhecer o amor de Jesus por cada um de nós. 

Este Coração palpitou de amor desde a Encarnação, com o ‘sim’ de Maria até o alto da Cruz, quando ardeu e se consumiu inteiramente de amor por todos os homens. E inflamado neste amor, entregou-se aos algozes e por fim, deixou-se ser transpassado pela lança.

Esta lança abriu uma ferida, onde correu sangue e água do Coração de Jesus, para simbolizar a nossa redenção. Esta ferida,  foi feita, para que “contemplemos a ferida invisível” do Amor de Jesus, como ensina Santo Agostinho.

A Igreja, desde os primórdios, sempre teve uma grande devoção ao Coração de Jesus e esta devoção, como nos ensina o Papa Pio XII, “purifica-nos, enchem-nos de consolações sobrenaturais, e nos ajuda a alcançar toda sorte de virtudes.” (Haurietis Aquas, 2).

O Coração de Jesus está sempre intercedendo por nós e é uma fonte inesgotável de riquezas espirituais. O Seu Amor faz com que Ele seja nosso advogado e peça ao Pai inúmeras graças e misericórdia, mostrando seu coração vivo e ferido.

Essa festa foi celebrada pela primeira vez na França, no ano de 1672, um ano antes do próprio Jesus aparecer a Santa Margarida Maria Alacoque, para lhe mostrar seu Coração ferido: “Eis o Coração que tem amado tanto aos homens, a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento, não recebo senão ingratidão da maior parte deles”. Foi após esta aparição que a devoção ao Sagrado Coração realmente se espalhou por todo o mundo. Porém, foi somente em 1856, com o Papa Pio IX que esta celebração foi estendida para toda Igreja.

Que possamos participar desta celebração com o coração agradecido por tanto amor que Jesus nos manifesta todos os dias. Adoremos ao Sagrado Coração, expressão do imenso amor de Deus e peçamos que Ele transforme o nosso coração para sermos capazes de amar como Ele nos ama.

E peçamos perdão pelos nossos pecados e pelas ofensas que Ele recebe do mundo inteiro.

Nos aproximemos neste dia, em oração, pedindo ao Senhor que faça do nosso coração, manso e humilde como o Dele, capaz de amar e perdoar sempre que for necessário.  Pois para chegar ao Coração do Pai, é preciso passar pelo Coração de Cristo, pois como Ele mesmo afirmou: “ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6).

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

Deixe um comentário