Provavelmente, se você é católico, já foi em alguma encenação da Via Sacra, ou pelo menos foi convidado para uma! É tradição, durante a Semana Santa – na sexta – reproduzir os passos de Jesus em Sua Paixão. 

 

Mas, você sabe como surgiu esse costume? 

 

A tradição começou a exemplo de Nossa Senhora. Após a morte e crucificação de seu Filho, Maria decidiu cobrir com lágrimas todos os lugares aos quais Jesus derramou o Seu preciosíssimo sangue. Após isso, fiéis do mundo todo reproduzem o gesto de Maria. 

 

 Antigamente, a prática era na verdade feita em Jerusalém, ou seja, percorrendo fisicamente todo o calvário. Porém, como nem todos os fiéis possuíam condições (principalmente financeiras) de ir até Jerusalém, todos os anos em período pascal. 

 

Por isso, a Igreja estabeleceu que, todos aqueles que visitassem catorze cruzes (As 14 Estações da Via-Sacra), poderiam igualmente receber as indulgências prometidas da tradição. Isso tornou a prática mais acessível, tanto que hoje várias igrejas fazem a encenação da Via Sacra. 

 

Com a celebração, somos possibilitados de nos aproximar de Cristo e de todo o Seu sofrimento, afinal, foi por cada um de nós que cada gota de sangue foi derrubada. Vivenciando e experienciando visualmente (quando possível) a Paixão de Cristo, conseguimos compreender toda a complexidade e riqueza da Sexta-feira Santa e, consequentemente, da Páscoa do Senhor.  

Jesus veio ao mundo, pregou o amor e foi condenado ao pior tipo de pena: morte de cruz. Enfrentou e venceu o mundo, unicamente para nos conceder a oportunidade de vida eterna. Fez o impossível por nós. 

Obrigada Senhor, por tamanho amor e entrega! 

Na Paróquia Santa Mônica, será realizada a Via Sacra, todas as sextas-feiras da Quaresma, às 16h30. Convidamos todos os fiéis para participarem conosco, esperamos por você!01

Deixe um comentário