Celebramos hoje, dia 13 de maio, Nossa Senhora de Fátima: um dos mais populares e queridos títulos de Nossa Senhora. 

Essa festa relembra as aparições de Maria aos três pastorinhos em Portugal, no ano de 1917.

Segundo a tradição, em 13 de maio de 1917, Lúcia, Francisco e Jacinta estavam pastoreando suas ovelhas quando viram uma luz brilhante no céu. Pensando ser um relâmpago, eles decidiram ir embora, mas a luz apareceu novamente…

Um tempo depois avistaram uma linda senhora, vestida de branco e com um manto azul, que lhes falou sobre a importância da oração e do arrependimento genuíno.

Nos meses seguintes, a Virgem Maria apareceu mais cinco vezes aos pastorinhos, sempre reforçando a mensagem de conversão e devoção. 

A última aparição aconteceu em 13 de outubro, quando uma multidão de mais de 70 mil pessoas se reuniu no local para ver um milagre prometido por Nossa Senhora. Segundo relatos, “o sol dançou no céu e depois pareceu cair sobre a multidão“, mas sem causar nenhum dano, é claro.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima se espalhou rapidamente pelo mundo, especialmente após a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta em 2017, por ocasião do centenário das aparições. 

A devoção a Nossa Senhora de Fátima também está associada a diversos milagres e graças alcançadas. Muitos fiéis relatam ter recebido a cura de doenças ou ter tido problemas solucionados após fazer uma oração ou uma peregrinação ao santuário de Fátima. Esses relatos de milagres são um sinal da presença e da intercessão de Nossa Senhora.

A mensagem de Nossa Senhora de Fátima é especialmente relevante nos dias de hoje, em que vivemos em um mundo marcado pela violência, pela desigualdade e pelo individualismo. Somos convidados a refletir – e principalmente – a agir em prol da paz e da justiça em nossa sociedade.

O dia de hoje é também uma oportunidade para nos aproximarmos mais de Nossa Senhora e de sua devoção, aqui vão algumas sugestões:

Que neste dia 13 de maio, possamos renovar nossa devoção a Nossa Senhora de Fátima e pedir seu auxílio nos momentos de dificuldade.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Deixe um comentário