A Paróquia Santa Mônica foi construída para receber os Agostinianos Recoletos na cidade do Rio de Janeiro, no século passado e desde então são esses irmãos os responsáveis pelo cuidado, organização e pastoreio da comunidade.

Mas você sabe quem são os Agostinianos Recoletos?

São homens que vivem segundo o carisma que foi deixado por Santo Agostinho (354-430), da vida em comunidade e procurando Deus através da comunidade (agostinianos), mas no cultivo da vida interior e da contemplação, estudo e oração (recoletos). 

Eles abandonam tudo para atender o chamado do Senhor com os votos de pobreza, obediência e castidade e servir os irmãos nas paróquias, escolas, seminários e outras missões.

Os Agostinianos Recoletos nasceram de um grande reforma na ordem Agostiniana no ano de 1588, onde alguns frades desejavam viver de forma mais radical a sua consagração, mas sem abandonar os princípios do santo fundador. No dia 05 de dezembro daquele ano foi autorizado que algumas casas poderiam viver este novo modo de vida.

A primeira expedição missionária da ‘nova’ Ordem aconteceu em 1605, quando alguns irmãos partiram rumo às Filipinas. No ano de 1912, a Santa Igreja reconheceu os Agostinianos Recoletos como uma Ordem Religiosa autônoma.

Presentes em diversos continentes e países, os Agostinianos Recoletos chegaram ao Brasil no dia 19 de Fevereiro de 1899 e logo se espalharam pelas cinco regiões de nosso país, cuidando de paróquias, ajudando na educação de crianças e jovens e formando novos frades, além das mais diversas missões incubidas a eles. 

A Ordem possui também o ramo feminino, as Agostinianas Recoletas, e tanto os homens como as mulheres, podem se dedicar a vida contemplativa (reclusa) ou a vida ativa (apostolado exterior). Os ramos masculino e feminino são independentes, mas estão unidos pelos laços espirituais e ensinamentos de Santo Agostinho.

A missão dos irmãos é auxiliar a Igreja em suas necessidades, sejam elas interiores ou exteriores.

Estar presente na paróquia Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, no Leblon, é uma alegria e uma benção de Deus para os Agostinianos Recoletos. Poder contar com a proteção e intercessão da mãe do fundador é um dom especial que Deus reservou para a Ordem, para permanecermos fiéis ao nosso chamado e às missões e tarefas que nos foram confiadas.

Peçamos ao Senhor que suscite mais vocações para toda Igreja e para a nossa Ordem, onde juntos procuraremos a Deus em uma verdadeira comunidade de irmãos e o cultivo da vida interior, sob as bênçãos e intercessão de Santo Agostinho e sua mãe, Santa Mônica.

Deixe um comentário