fotografiareligiosa_1613858950

Dia Mundial da Paz: qual é o meu papel na promoção da paz?

 

Instituído pelo Papa Paulo VI em 1967, o Dia Mundial da Paz é celebrado todos os anos no dia primeiro de janeiro, o mesmo dia em que celebramos a Solenidade de Maria Mãe de Deus. 

 

É um momento muito importante, no qual recordamos o nosso chamado a promover a paz. Paulo VI, ainda, não instituiu esta festa para que se limitasse a ser religiosa, mas um verdadeiro chamado à humanidade, para que todos possamos nos tornar agentes da paz. 

 

Ele nos diz: A Igreja católica, com a intenção de servir e dar exemplo, pretende simplesmente lançar esta ideia, esperando que pudesse ter o mais amplo consenso no mundo civil e também encontrasse muitos promotores”.

Entendemos, assim, a nossa missão de buscar a paz, de sermos agentes dela. Como Jesus nos diz: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!” (Mateus 5, 9).

Diante da situação em que vivemos, num mundo que sofre com doenças, guerras e desigualdade, o povo clama, assim como clamava no tempo dos profetas, pela justiça e paz. 

 

Precisamos reconhecer, então, a necessidade de agirmos de maneira concreta em prol da paz. Movidos pelo Espírito Santo, sejamos caridosos e pacientes, busquemos fomentar a paz, entendendo que ela é presente de Deus e fruto de um esforço comunitário.

 

Neste ano de 2022 o Papa Francisco nos apresenta três instrumentos para nos auxiliar na construção de um mundo mais pacífico: o diálogo entre as gerações, a educação e o trabalho.

 

Francisco nos convida à criação de espaços de diálogo sincero entre as gerações, nos quais é desenvolvida a confiança verdadeira. As pessoas de variadas idades que se sentem isoladas diante da situação atual, podem ter contato e conversar, buscando juntos trilhar o caminho da paz.


Olhando para o futuro com esperança, nos esforcemos para viver e promover a paz até que ela se torne uma realidade mundial! Não nos esqueçamos de que é a vontade do Senhor que vivamos unidos e em paz, buscando a compreensão e o diálogo, peçamos a Ele, então, o Seu auxílio nessa missão.