728__2_

São João Apóstolo, rogai por nós!

Chamado de “Discípulo que Jesus amava” e conhecido por ter escrito um dos quatro Evangelhos, o livro do Apocalipse e diversas epístolas, São João Apóstolo é o santo que tem sua memória litúrgica celebrada no dia 27 de dezembro.

João era ainda muito jovem quando teve a oportunidade de conhecer Jesus, o que lhe foi uma experiência marcante e descrita com o exato momento em que aconteceu em seu Evangelho -à décima hora, ou também, 16h. Ele e André eram discípulos de João Batista, e conheceram o Mestre por meio dele.

O santo viveu e testemunhou diversas situações importantes. Estava com Jesus no momento de Sua Transfiguração no Monte Tabor e deitou a cabeça sobre o peito de Jesus na Última Ceia. Foi João quem permaneceu aos pés da Cruz de Cristo com Maria, a quem Ele disse “eis a tua mãe” e “eis o teu filho”.

O apóstolo foi o primeiro a chegar no túmulo vazio, depois do anúncio de Maria Madalena, mas esperou, com respeito, que Pedro entrasse antes dele. Junto com Maria, mudou-se para Éfeso, onde pregou o Evangelho até ser exilado para a ilha de Patmos.

São João escreveu três cartas, o quarto Evangelho e o livro do Apocalipse. Em seus escritos, contemplamos a ação de Deus, tendo a certeza de que sua sabedoria e escrita aconteceram por meio do Espírito Santo.

Em seu Evangelho, usou a palavra “crer” 98 vezes, nos mostrando a importância deste ato. Ele nos chama a uma conversão verdadeira e nos mostra a necessidade de amar o Senhor, ter nossa fé alimentada por Ele e buscar viver na graça.

Morreu de velhice, com idade avançada, e até hoje nos inspira na busca pela santidade. Que possamos amar a Deus e estar ao Seu lado todos os dias de nossas vidas, assim como fez João!

São João Evangelista, rogai por nós!