“Não ponhais vossa contemplação acima das necessidades da Igreja, pois se não tivesse bons ministros que determinassem em assisti-la, quando ela dá a luz, não terias encontrado meios para nascer” -Santo Agostinho

A Igreja é nossa mãe e para ela nos comprometemos ao serviço. A Ordem dos Agostinianos Recoletos é uma ordem ativa e apostólica — nos dedicamos somente ao apostolado. Estamos presentes nas comunidades eclesiais, vivendo para auxiliar a frutificação da fé pela Igreja. 

 

Acreditamos que não podemos descuidar do sim a favor da casa de Deus e por isso nos direcionamos para suprir as necessidades e faltas que ela, nossa mãe, exige (nos deslocamos para onde há necessidade da Igreja). 

 

Nossas missões ao redor do Brasil (Acre, Marajó, Lábrea, Cametá e Ceará) e do mundo (Espanha, Itália, Argentina, Colômbia, México, Venezuela, Panamá, Guatemala, USA, Inglaterra, Japão, China, Filipinas) se esforçam para assistir à Igreja, fazendo com que ela cresça e ilumine a vida dos fiéis. 

 

Santo Agostinho, em Carta, nos esclarece: “Não ponhais vossa contemplação acima das necessidades da Igreja, pois se não tivesse bons ministros que determinassem em assisti-la, quando ela dá a luz, não terias encontrado meios para nascer”.  

 

Ao nos dizer isso, ele reforça nosso carisma e nosso serviço. Os Agostinianos Recoletos, este grupo de frades que vivem os ideais de Santo Agostinho, incentiva o desenvolvimento da vida interior e da intimidade com Deus. Rezando, estudando, em comunidade: na radicalidade, nos esforçamos pela santidade, e desejamos, ardentemente, corresponder ao amor de Cristo. 

 

Da Espanha para o mundo, buscamos o equilíbrio da ação efetiva na igreja e a contemplação. Evangelizamos para que as pessoas encontrem na Igreja este local de profundidade e encontro com Deus. 

 

Temos esperança nessa Igreja que nos acolhe e nos guia, e a ação para o auxílio de sua manutenção dá sentido ao nosso serviço!